Fernanda Sander

Fernanda Sander nasceu em Foz do Iguaçu/PR, em 01 de Julho de 1978. Filha de Domingos (engenheiro) e Rosa Maria (psicóloga), viveu em diversos estados antes de parar em Belo Horizonte por dezessete anos.

Em Belo Horizonte, cresceu encantada pelo rádio e a música mineira. Estudou Letras na UFMG, fez mestrado sobre a música na obra de Guimarães Rosa e sempre atuou em escolas lecionando música para crianças pequenas.

Nas escolas, começou a compor para e com seus alunos após perceber a necessidade de repertório adequado às necessidades de projetos e também ao nível cognitivo das crianças pequenas.

Aos 24 anos se casou com o Alexandre, engenheiro, e foi morar no interior de São Paulo, onde vive até hoje. Ali, fez pedagogia, cursos técnicos de desenho e de pedagogia musical. Foi à Hungria fazer cursos sobre o método Kodály Tem dois filhos, Olivia e Pedro e um simpático cachorrinho, periquitinhos que passeiam pelo jardim livremente e continua lecionando música, literatura e dando cursos de formação para professores nessas duas áreas.

Além disso, escreve e ilustra os próprios livros, produz música para crianças e adultos.

Tem textos e letras de música publicadas em coleções didáticas de muitas editoras no Brasil e em Portugal. E vive inventando mais coisas para estudar, sem desistir de um dia ser musicoterapeuta e veterinária!

 

Discografia:

1999 - Contae- Histórias, música, encanto

2009 - Baladinhas de amor e dor de cotovelo

2010 - Quando eu crescer- com o grupo Éramos três

2012 - Para dar flor

2016 - A fabulosa história de Manu na ilha da Rainha Roxa

2016 - O jardim das cerejeiras

2016 - É o bicho!

 

Literatura infantil:

2008 - A girafa que comia estrelas - Porto de Ideias

2008 - A língua dos bichos - Porto de Ideias

2014 - Tão miudinha - Impressões de Minas

 

Literatura

2016 - Ácido em gotas

2016 - Poemetos

 

 

Pé de Poesia: da semente até agora

Pé de Poesia é o nome de uma música da idealizadora do projeto Pé de Poesia, Fernanda Sander. Essa música foi composta para os alunos de música da Fernanda, em 1999. Eles iam se formar, sair da escola onde estavam e ela queria fazer uma homenagem àquela turma tão querida. Depois, a canção recebeu o Prêmio de Melhor Letra no Primeiro Festival Nacional da Música Infantil, em Ribeirão Preto, em 2000.

Foi assim que a Fernanda descobriu que música era uma coisa muito séria em sua vida, pois acredita que se alguém recebe um grande presente, tem também uma grande responsabilidade e tarefa a cumprir. Alguns chamam isso de trabalho. Ela considera isso uma espécie de missão. Esta aqui: tornar palpável o pensamento musical e poético da criança pequena e do jovem, que produzem obras lindas e profundas, porém sem a organização e as ferramentas necessárias para que suas ideias se tornem um discurso artístico maduro, com bom acabamento. A tal missão da Fernanda (para ela) é essa, mostrar às crianças e jovens, quão poderosa é a sua força criativa e conduzi-los ao caminho da arte.

Por que a arte? Porque a arte é a única coisa que resta quando tudo mais se vai, em um povo, em uma cultura. Sistemas caem, instituições são extintas. A arte prevalece. O discurso artístico permite que o ser humano compreenda o mundo que o cerca, o outro e a si mesmo. Por isso é tão importante compreender e fazer arte!

Aqui você encontrará trabalhos da Fernanda com outras pessoas que tenham ideais afins sobre o tema da educação artística e profunda de crianças, jovens e adultos.

Para você, criança querida (e para quem cuida de você)

Tudo aqui é feito, pensado e vivenciado com crianças e jovens, em escolas, oficinas...apresentações.

Verdade: cada canção, história, poesia, texto desse "sítio/site" nasceu por sua causa, criança, pai, educador.

Aqui, tratamos e dividimos ideias e produtos sobre o que funciona, o que não dá certo, os medos, alegrias e muitas outras questões sobre a educação de pequenos e grandes. Para isso, usamos a música e a literatura como forma de transmitir mensagens importantes para o seu crescimento!

Aproveitem!

© Copyright 2016 Pé de Poesia. Todos os Direitos Reservados.